II TRIATLO DO RIBATEJO
20 março, 2009

ARCOV participa na 1ª prova de Triatlo da época

Recorde de participações e partidas separadas na prova da Taça de Portugal que se realiza sábado e promove a ligação entre Alpiarça e Santarém. Vanessa Fernandes regressa à competição e atletas da selecção russa de triatlo marcam presença.
A lista de inscritos confirma o grande entusiasmo dos atletas. Mais de trezentos já se inscreveram para a prova e devido ao elevado número, a organização decidiu proceder a um desfasamento de 15 minutos entre a partida das atletas femininas e dos atletas masculinos. Desta forma, às 15h30 será dada a partida das mulheres (62 inscritas), enquanto os homens (244 inscritos) iniciam a prova às 15h45.
O II Triatlo do Ribatejo realiza-se no próximo sábado, dia 21. A Albufeira dos Patudos, em Alpiarça, acolhe o segmento inicial (natação), enquanto o segmento de corrida realiza-se em Santarém. Os atletas cumprem o segmento intermédio - ciclismo - num percurso que liga Alpiarça a Santarém.
As distâncias a superar são as seguintes:
750 metros de Natação (uma volta)
19.930 metros de Ciclismo (trajecto de ida para Santarém)
4980 metros de Corrida (três voltas)
A partida será dada junto ao paredão da Albufeira dos Patudos. O segmento de ciclismo cumpre-se nas estradas de fazem a ligação entre Alpiarça e Santarém. O parque para a segunda transição estará no Largo do Seminário Por último, a corrida desenrola-se no centro histórico de Santarém.
Chama-se a atenção dos atletas para a existência de dois parques de transição (PT) e para os horários de colocação do material nos mesmos. Assim, o PT2, localizado em Santarém, está aberto entre as 13h30 e 14h30. Já no PT1, em Alpiarça, é possível fazer a verificação técnica e colocar o material para o ciclismo entre as 14h10 e 15h10.
O regulamento da prova assim como os mapas dos percursos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

Vanessa presente

O regresso de Vanessa Fernandes à competição será feito no II Triatlo do Ribatejo. A vice-campeã olímpica lesionou-se no início do ano (fractura na clavícula) e vai participar nesta prova mais em ritmo de treino. "Não gosto de participar em provas quando estou mais ou menos. Gosto de ir sabendo que estou bem, que posso andar sempre lá na frente. Mas, pode ser que seja bom para mim, encarar este triatlo mais como um treino, sem pensar no resultado", afirmou a atleta do Sport Lisboa e Benfica à Agência Lusa.

Russos no Ribatejo

Além de Vanessa Fernandes e de atletas das selecções nacionais como Bruno Pais, Duarte Marques, João Silva, João José Pereira, Bárbara Clemente (estes últimos vencedores no ano passado), Miguel Arraiolos (natural de Alpiarça), entre outros, o II Triatlo do Ribatejo conta com a presença de 18 atletas da selecção russa de triatlo que se encontram a estagiar em Portugal, mais concretamente em Rio Maior.
Entre a delegação russa, as atenções centram-se sobretudo nos irmãos Vassiliev. Ivan Vassiliev foi terceiro classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo de Sub 23 em Hamburgo, em 2007, e obteve a mesma classificação no ranking final da Taça do Mundo de Triatlo no ano passado. Dennis é vice-campeão do Mundo de Triatlo no escalão júnior, prova que decorreu em Vancouver (Canadá).
Estes 18 atletas russos estão inscritos para a Taça da Europa de Triatlo que se realiza em Quarteira, a 5 de Abril.



 
Share |
posted by ARCOV at 20.3.09 | comenta este post


0 Comentários:


Copyright © ARCOV | imagem&comunicação 2006-2010 ® todos os direitos reservados